domingo, 23 de abril de 2017 | TRANSPARÊNCIA PÚBLICA | E-SIC |
19/12/2016

Exército Brasileiro apresenta à população de Brejinho dados sobre a distribuição emergencial de água no Município.

Exército Brasileiro apresenta à população de Brejinho e Itapetim dados sobre a distribuição emergencial de água nos municípios.

O 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz), Organização Militar do Exército Brasileiro responsável pela distribuição de água no contexto do Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro (Operação Carro-Pipa), apresenta à população das cidades pernambucanas de Brejinho e Itapetim dados importantes da execução da Operação nesses municípios, onde cada integrante das famílias atendidas pelo Programa recebe 20 litros de água por dia. A água distribuída é captada na Barragem de Mãe D'água, localizada em Itapetim.

No Município de Brejinho, cerca de 1.200 pessoas recebem água da Operação Carro-Pipa, onde dois caminhões-pipa contratados distribuem água potável mensalmente, em 38 cisternas localizadas na zona rural do município.

O 71º BI Mtz esclarece, ainda, que de acordo com a Portaria Interministerial nº 1/MI/MD, de 25 de julho de 2012, atualizada pela Portaria Interministerial nº 2/MI/MD, de 27 de março de 2015, que regulam a Operação Carro-Pipa, as principais atribuições do Governo Municipal, por intermédio dos órgãos municipais de defesa civil ou estrutura equivalente, são:

a) Apresentar um relatório mensal informando os resultados da Operação;
b) Informar à Sedec a existência de problemas ou irregularidades na Operação;
c) Fornecer à Organização Militar do Exército as informações de:
    - localização dos mananciais ou pontos de captação de água potável;
    - localidades para abastecimento;
    - número de pessoas atendidas;
    - distâncias entre os mananciais ou pontos de captação de água potável e as localidades abastecidas;
d) Atribuir à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, ao Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável ou órgãos correspondentes a competência para a manutenção e a fiscalização das ações necessárias ao desenvolvimento da Operação Carro-Pipa;
e) Controlar o recebimento de água nas localidades, designando um responsável;
f) Fiscalizar as condições estruturais e sanitárias das cisternas dos pontos de abastecimento;
g) Realizar o monitoramento do controle da qualidade de água a ser distribuída;
h) Realizar análises no ponto de captação da água, conforme parâmetros e frequências definidos na Portaria nº 2914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde.

Além dos municípios de Brejinho e Itapetim, o 71º BI Mtz, localizado em Garanhuns, é responsável pela execução e fiscalização da Operação Carro-Pipa em mais 41 municípios do Agreste e Sertão Pernambucano, onde 275 caminhões-pipa contratados são vistoriados com o apoio da Vigilância Sanitária, a fim de entregarem água qualidade a cerca de 3.200 cisternas, beneficiando 172.000 pessoas.

EXÉRCITO BRASILEIRO: BRAÇO FORTE - MÃO AMIGA

Comunicação Social do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado: E-mail:comsoc71@yahoo.com.br Telefone: (87) 3762-2000 ramal 231/99952-9332

+ Ciência e Saúde

© Prefeitura Municipal de Brejinho, Secretarias e Órgãos Municipais de Brejinho/PE 2016, Todos os direitos reservados